Hyundai Kona: O híbrido leve da Hyundai
Kona tem como principal trunfo a força da marca coreana no Brasil para enfrentar híbridos asiáticos que, em relação ele, têm a vantagem de permitir carga externa da bateria
A Hyundai Motor Brasil trouxe para o país o Kona Hybrid, modelo que já era comercializado em outros países e lá fora está na sua segunda geração. Segundo a empresa, ele vem para integrar o seu portfólio de veículos eletrificados, que inclui também o Ioniq 5, 100% elétrico. Vale ressaltar, no entanto, que o Kona não é um híbrido plug-in, que pode receber carga externa da bateria. Para a realidade do Brasil, que ainda não conta com uma rede grande de recarga elétrica, esse tipo de modelo é o ideal, porque tem autonomia para, por exemplo, rodar só no modo elétrico ao longo da semana e tem um motor a combustão que garante segurança para fazer longas viagens.
O Kona é da categoria chamada de híbrido leve. Nela, o motor elétrico auxilia o motor a combustão, fornecendo torque extra em partidas, acelerações e até rodando sozinho em baixas velocidades e curtas distâncias. Isso ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes. O trem de força é composto por um motor Kappa 1.6 associado a uma transmissão DCT (automatizada com embreagem dupla) de seis velocidades e um pequeno motor elétrico auxiliar.
Segundo a Hyundai, a potência máxima combinada é de 141 cv e o torque máximo combinado é de 27 kgfm. Em relação ao consumo, a promessa da fábrica é de 18,4 km por litro na cidade e 16 na estrada. Essa diferença, com consumo melhor em trechos urbanos, se deve ao modo de recarga da bateria nesse tipo de modelo, que vem em grande parte das frenagens. Como o freio é usado com menos frequência em trechos mais longos, o veículo acaba usando mais o propulsor a combustão.
O carro está disponível em duas versões: a Ultimate, com preço inicial de R$ 214.990,00, e a Signature, que sai por R$ 234.990,00. Dentre os principais itens de série da primeira estão carregador sem fio para smartphone, vidros elétricos dianteiros, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), piloto automático com controle de velocidade adaptativo (SCC) e função Stop&Go, painel de instrumentos com tela LCD de 3,5”, sinalização de frenagem de emergência (ESS), assistente de partida em rampa (HAC), airbags lateral e de cortina, faróis e lanternas em LED, partida do motor por botão, saída de ar para o banco traseiro e sensor de chuva.
Já os principais itens adicionais de conforto da versão Signature são os seguintes: teto solar elétrico, ar-condicionado automático digital de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico de 7 posições, alavanca de câmbio na coluna de direção, vidros traseiros também elétricos, pára-brisa com isolamento acústico, conexões USB-C dianteiras e traseiras, alto-falantes dianteiro e traseiro, tweeter, volante e bancos revestidos em couro, painel de instrumentos digital de 12,3”, iluminação ambiente configurável e controles de áudio e Bluetooth no volante com reconhecimento de voz.
Em relação a recursos de segurança, o Kona Signature tem uma quantidade considerável de itens a mais que Ultimate: monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e de ponto cego (BVM), freio de estacionamento eletrônico com auto hold, alertas de presença no banco traseiro (ROA) e de portas e porta-malas abertos, detector de fadiga (DAW), frenagem autônoma (FCA), assistentes de centralização em faixa (LFA), de subida (HAC), de permanência em faixa (LKA), de estacionamento traseiro (PCA), de ponto cego (BCA) e de tráfego cruzado traseiro (RCCA), alerta de saída segura (SEW) e câmera 360º (SVM).
A Hyundai diz que com suas dimensões (4.350 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.580 mm de altura e 2.660 mm de entre-eixos), o Kona “supera em tamanho praticamente todos os seus concorrentes da categoria de SUVs compactos”. Considerando os híbridos na faixa de preço próxima à do modelo, ele ganha do Toyota Corolla Cross em relação à distância entre-eixos, mas fica atrás do Haval H6 e do BYD Song Pro. E perde de todos eles no tamanho do porta-malas.
Ainda falando em competitividade, o Kona os chineses Haval H6 e BYD Song Pro têm recursos parecidos de conforto e segurança em relação a ele, mas apresentam um benefício extra: são híbridos plug-in, ou seja, também permitem recarga externa. O grande trunfo do carro da Hyundai, no entanto, é a confiabilidade da marca, que está há muito tempo no Brasil e ganhou fama por carros robustos e bem avaliados pelos consumidores. Já a Haval e a BYD precisarão suar um pouco mais para provarem que são tão confiáveis quanto a concorrente.
Seu visual futurista desembarca no País exaltando a linguagem de design da Hyundai Seamless Lighting, com os faróis conectados por uma faixa de luz contínua.
Lançamento nacional
por WhatsApp
Outra novidade que acompanhará a chegada do Novo KONA Hybrid ao Brasil será o canal utilizado para compartilhar mais informações com os clientes interessados: o WhatsApp. A partir de agora, todos aqueles que desejarem receber conteúdos sobre o veículo e ficar por dentro de novidades, podem entrar em contato com o canal de WhatsApp oficial da Hyundai Brasil ou pelo número 800-770-3355. As informações serão disponibilizadas ao longo do tempo, até o momento de início das vendas em abril.