Pular para o conteúdo

Expomotor: Força no mercado regional

Expomotor: Força no mercado regional

Expomotor Paraíba reuniu cerca de 70 expositores do segmento automotivo de todo o Brasil. Sucesso do evento já garantiu a próxima edição, prevista para 2021

Com um público de mais de 10 mil visitantes, a primeira edição da Expomotor Paraíba, evento automotivo realizado pelo Sebrae do estado entre os dias 8 e 10 de novembro, reuniu cerca de 70 expositores e 120 marcas. De acordo com os organizadores, durante os três dias a programação incluiu atividades como hackathon, campeonato entre mecânicos de motores em realidade virtual, palestras e capacitações e test-drives.
Novas tecnologias para caminhões, carros, motos e até bicicletas, soluções de problemas automotivos, três simuladores com pistas para testar diversos carros e uma oficina modelo com desafios para mecânicos estiveram entre as atrações da Expomotor. Alem disso, o público pôde conferir novidades como a moto com três lugares, desenvolvida pelo empreendedor paraibano Gilmar Henriques, e a moto 100% elétrica da marca pernambucana Voltz, capaz de percorrer até 60 km por carga.
Um dos espaços com muitas visitas foi a Arena Bezerra Oliveira. No local, o público pôde conferir mais de 20 marcas expostas e capacitações voltadas para a tecnologia automotiva, com temáticas como manutenção, sistema de frenagem e novas tecnologias para meios filtrantes.
Outra atração do evento foi a Trilha do Mecânico, iniciativa promovida em parceria com o Senai Paraíba. No espaço foram realizados desafios para trazer soluções de problemas voltados para temas como mecânica virtual, motores a diesel, motores a álcool e gasolina e motores de embarcações. A Expomotor contou ainda com a Hackathon, maratona de desenvolvimento tecnológico voltada para estudantes, pesquisadores, profissionais, empresários ou técnicos autônomos da área automotiva.
Além das atrações ligadas ao contato com novas tecnologias, a Expomotor Paraíba teve palestras e workshops para aprimorar o conhecimento dos participantes do evento. Destaque para a Arena do Conhecimento, espaço para apresentações sobre rentabilidade dos negócios, técnicas de vendas e exposição de cases de sucesso. Outro ambiente espaço pensado para os profissionais foi a Sala de Treinamento, onde foram abordados temas como injeção eletrônica, cooperativismo financeiro, soluções tecnológicas para negócios no setor automotivo e dicas para aumentar a fidelização do cliente.
A Expomotor também contou com a presença do segmento de bicicletas, que foram uma atração bastante procurada pelos visitantes. Havia modelos desde os mais simples, com preço de R$ 200 (bicicleta infantil sem pedal, para a criança adquirir equilíbrio), a exemplares com tecnologias como fibra de carbono e câmbio eletrônico (que permite troca de marcha sem fio) que podiam chegar a R$ 50 mil.
Para Alex Teixeira, coordenador da Expomotor Paraíba e analista técnico do Sebrae, o evento superou todas as expectativas e já há previsão para uma próxima feira em 2021. Em termos de volume de negócios feitos, estima-se uma movimentação de cerca de R$ 2,5 milhões. Esta primeira edição, destaca ele, “trouxe impacto significativo para a Paraíba, aquecendo o segmento. Foram três dias de pura imersão tecnológica e muita informação, com caravanas de outras cidades e muitas palestras voltadas para profissionais do setor automotivo. Foi um evento fantástico”, avalia.