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Renault Kardian: Símbolo de uma nova era

Renault Kardian: Símbolo de uma nova era

O SUV compacto Kardian chegou para enterrar de vez o Sandero, que não terá nova geração. Modelo inaugura fase da Renault no Brasil, com foco em veículos acima de R$ 100 mil

RDe acordo com a Renault, o lançamento do SUV compacto Kardian marca “o início da fase ‘Renovation’ nos mercados internacionais”. Ele é o primeiro de uma gama de veículos previstos para o que ela define como uma nova estratégia fora da Europa e estará inicialmente disponível apenas na América Latina. Posteriormente, diz a montadora, irá para outros países fora do Velho Continente.
Para o Brasil, na prática, o veículo significa o fim do foco da Renault em modelos mais “baratos” e sua adesão aos chamados carros com “maior valor agregado” – leia-se com preço inicial acima de 100 mil reais. A montadora já tinha encerrado as vendas do Clio, que foi, por alguns anos, seu modelo mais em conta, e em breve vai abandonar o Sandero e o Logan.
Na Europa, onde é vendido pela Dacia, uma marca de origem romena que é de propriedade da Renault, o Sandero já está na nova geração, que nós não conheceremos. E o Logan será descontinuado por lá, também (não pelo modelo, em si, mas pela queda na procura por sedans). No Brasil, em termos de opção mais “acessível”, ficaremos (não se sabe até quando) apenas com o minúsculo Kwid.
Voltando ao Kardian, a fábrica o define como “um SUV compacto e urbano do segmento B”. Para quem não está familiarizado, trata-se de um grupo de veículos que têm bom espaço interno e um bagageiro suficientemente generoso para levar muita coisa sem precisar rebater o banco traseiro. Mas, ao mesmo tempo, não são muito grandes nem caros demais como os seus “irmãos” maiores, que custam perto de R$ 200 mil.
O modelo inaugura uma nova plataforma modular do Renault Group, que vai ser usada em outros veículos com foco em mercados fora da Europa. Um exemplo de como isso vai funcionar: a produção do Kardian começou na planta que a montadora tem em Curitiba, no Paraná. Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca, no Marrocos (na África). Ou seja, o veículo é destinado aos “mercados emergentes”, termo usado para definir países que ficam fora do grupo do Primeiro Mundo.
Falando de dimensões, o Kardian tem 4,12 metros de comprimento, 1,75 de largura e 1,54 de altura. Para efeito de comparação, ele é apenas 5 cm maior, 2 cm mais largo e 9 cm mais baixo que o Sandero. Em resumo, não tem muita vantagem em termos de porte. Também comparando o entre-eixos, o do Kardian é só 1 cm maior que o do Sandero. O grande ganho, entretanto, acontece no volume do porta-malas. O do Kardian tem 410 litros, quase 100 litros a mais que o do Sandero. Ele também é generoso nos espaços para objetos, que somados chegam a mais de 26 litros.
O motor que equipa o SUV é um turbo 1.0 de três cilindros que entrega 125 cv de potência e e 22,4 kgfm de torque. Ele trabalha com um câmbio automático com dupla embreagem EDC. E aqui vale um alerta: esse tipo de câmbio costuma ter manutenção mais cara que outros automáticos como o convencional e o CVT. No Brasil, onde os custos para manter um veículo são altíssimos, há o risco de vermos consumidores sofrendo nas oficinas, quando o modelo começar a apresentar as primeiras demandas por manutenção, depois de muitos quilômetros rodados.
Em termos de comodidades, o carro oferece quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros), alavanca de marchas acionada por um toque (como um joystick), painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com oito opções de cores e tela de 8 polegadas.
E finalmente, em termos de segurança ativa, o Kardian tem 13 dispositivos de assistência ao motorista. Dentre eles podemos citar alerta de ponto cego, cruise control adaptativo (ajusta automaticamente a velocidade para o veículo manter distância de outros à frente), alerta de distância segura, alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência. Já na segurança passiva, são seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina).
Como só estará disponível para venda em março, o Kardian não teve seu preço divulgado pela Renault, mas há estimativas. Seguindo os demais concorrentes do segmento B, ele com certeza vai custar mais de R$ 100 mil e provavelmente não deve passar dos R$ 150 mil.