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VW T – Cross: Pequenas mudanças no líder

VW T – Cross: Pequenas mudanças no líder

SUV mais vendido do Brasil ganhou uma reestilização, com alterações no design interno e externo, e novos equipamentos de série

“Estilo, modernidade, liberdade e confiança”. É sempre divertido ler os textos das montadoras quando vão lançar um de seus modelos. Além disso, são bem curiosos os exageros e termos usados para definir cada um dos produtos. Os substantivos que iniciam esse parágrafo são da Volkswagen para apresentar o que, segundo ela, é o “Novo” (assim mesmo, com “N” maiúsculo) T-Cross.
Na verdade, o carro passou por uma atualização em seu design e ganhou novos equipamentos de série. Todas as versões saem de fábrica com faróis, luz diurna (DRL), piscas, lanternas e iluminação de marcha a ré em LED. Além disso, no quesito segurança agora são de série sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestre, sensor de fadiga e alerta sonoro e visual para o uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro. E como item de conforto, o VW Play, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas que tem conectividade com Apple Carplay e Android Auto, também está disponível de série para todas as versões.
A versão topo de linha Highline oferece como opcional o pacote “ADAS”, que inclui assistente de estacionamento (Park Assist), detector de ponto cego com assistente traseiro de saída de vaga e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist). Já as versões 200, Comfortline e Highline são equipadas com controle adaptativo de velocidade e distância, seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), controle de tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente para partida em subidas.
Nas mudanças de design, no interior o carro ganhou novos acabamentos e superfícies, com painéis com revestimentos “soft-touch” e aplicação de tecido na ilha central da porta. Na parte externa, a dianteira e a traseira têm novos parachoques e as rodas ganharam desenho inédito.
Em relação aos motores, as versões 200 e Comfortline vêm como 200 TSI. Já a Highline conta com o 250 TSI. Não houve, portanto, mudança nos sistemas de propulsão. Todos os modelos têm câmbio automático de seis velocidades. O 250 TSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. O 200 TSI leva 10 segundos para alcançar a mesma velocidade.
Aqui, vale um comentário, considerando o contexto do Brasil e do mundo em relação aos esforços das montadoras por motorizações menos prejudiciais ao meio ambiente. Com 320 mil unidades comercializadas (de acordo com a Volkswagen) desde o seu lançamento, o T-Cross foi o SUV mais vendido em 2023. Esse fenômeno se repetiu no primeiro semestre deste ano.
Ou seja, o carro mais procurado pelos consumidores, nesse segmento, não tem uma versão híbrida. Isso significa que embora se fale muito em eletrificação e na tendência de que ela seja uma realidade no futuro, por aqui a mudança não acontece em larga escala, infelizmente. E estamos falando de um modelo que tem preço mínimo próximo dos 150 mil reais (veja abaixo a lista com versões e valores). É torcer para que a novidade chegue a ele no prazo mais breve possível – e sem grandes aumentos no preço.
Preços (versões sem opcionais e com pintura metálica)
200 TSI R$ 144.740,00
Comfortline R$ 162.740,00
Highline R$ 177.740,00