Audi Q-6 e-tron: Novo elétrico da Audi
Q6 e-tron introduz no Brasil a tecnologia Premium Platform Electric, do grupo Volkswagen, que traz sistema propulsor menor, mais leve e permite mais autonomia
Diante da realidade que está se impondo sobre a mobilidade elétrica (dificuldades na infraestrutura de recarga, altos custos, autonomia, dentre outros), as montadoras seguem lançando modelos, mas sem descuidar de outras opções. Por isso, a Audi do Brasil anunciou que está “realizando uma ofensiva de lançamentos” para os próximos meses no Brasil e isso inclui tanto carros com a nova tecnologia quanto outros que ainda trazem motor a combustão. Pela importância da marca, em termos de inovações, cada elétrico novo certamente faz a diferença.
Pois bem, um deles é o Audi Q6 e-tron. Segundo a fábrica, o veículo representa a sua visão “para a mobilidade elétrica premium do futuro”, porque traz novidades que merecem destaque. Disponível em duas versões – Performance quattro e Performance Black quattro, ele custa a partir de R$ 529.990,00. Um dos diferenciais do modelo é a Plataforma Elétrica Premium.
Desenvolvida para as marcas do grupo Volkswagen (que além da Audi é proprietária da Porsche, outra fabricante de modelos de luxo de alta performance), a Premium Platform Electric (PPE) é um sistema que, de acordo com os seus desenvolvedores, teve os componentes do trem de força projetados para serem mais compactos que os anteriores. Isso trouxe benefícios como 40 km a mais de autonomia, cerca de 30% menos espaço necessário para instalação e peso 20% menor.
Com carregador de carga rápida (que fornece energia em corrente contínua), o PPE permite que a bateria passe de 10% de abastecimento para 80% em cerca de 21 minutos. Isso garante uma rodagem de aproximadamente 400 km. A potência total dos motores elétricos é de 387 cavalos. O conjunto consegue aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). A tração é integral.
Em relação aos luxos característicos dos modelos da Audi, o interior do Q6 e-tron apresenta o que a montadora chama de “palco digital”. Trata-se de um display panorâmico com design curvo que une o painel de instrumentos e os comandos do sistema de multimídia. Ele começa na frente do volante e vai até o meio do carro. O outro é uma tela de 10,9 polegadas na frente do banco do passageiro. Essa última permite o uso das funcionalidades do carro sem precisar interferir no que aparece para o motorista.
A versão Performance tem, dentre os itens de série, ar condicionado automático de três zonas com programação de climatização, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar e memória para o motorista, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands-free, volante em couro multifuncional com shift-paddles e aquecimento, airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina, Assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de tráfego reverso, assistente de conversão em marcha ré, câmeras para visão 360°, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência, sistema de frenagem autônoma (AEB) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Já a versão topo de linha Performance Black oferece, além dos itens da Performance, sistema de som Bang&Olufsen 3D e Head-Up display. Esse último é uma tela formada através de uma projeção no pára-brisa que mostra informações como velocidade, sinais de trânsito e ícones de assistência e navegação. “A imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão flutuando a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente. O motorista consegue entender o funcionamento das telas também em condições de baixa visibilidade”, diz a Audi.