Pular para o conteúdo

Triumph Tiger Sport 800: Charme inglês sobre duas rodas

Triumph Tiger Sport 800: Charme inglês sobre duas rodas

Novo modelo da Triumph integra uma linha de opções que, segundo a empresa, encaram bem as ruas e são confortáveis e seguras para longas viagens

Com a proposta de oferecer mais potência e versatilidade para quem busca uma motocicleta confortável no uso urbano e pronta para encarar viagens de curta e longas distâncias, a nova Tiger Sport 800, da fabricante britânica Triumph, chegou recentemente às concessionárias da marca pelo preço inicial de R$ 69.190. O modelo tem um novo motor de três cilindros e 800 cilindradas que entrega 115 cv de potência máxima a 10.750 rpm. Ele oferece 90% do torque ao longo de toda a faixa intermediária, atingindo um pico de 84 Nm a 8.500 rpm. Segundo a Triumph, “isso proporciona uma entrega de torque constante, permitindo que os pilotos sintam uma resposta imediata em qualquer situação”.
A moto conta com uma caixa de câmbio de seis marchas com o Triumph Shift Assist (sistema que permite trocas de marcha sem o uso da embreagem). Essa transmissão é equipada com uma embreagem do tipo deslizante, termo usado porque o recurso permite que a embreagem deslize por um tempo limitado até que a rotação do motor e a velocidade da roda traseira se ajustem. Além de mais segurança, a embreagem deslizante resulta em trocas de marchas mais esportivas, sem preocupação com excesso de rotação do motor e trepidação da roda traseira.
A Tiger Sport 800 vem equipada com uma suspensão de alta performance que inclui garfos invertidos e ajuste de amortecimento e de pré-carga hidráulico, permitindo otimizar a estabilidade seja quando a moto estiver carregada com bagagem ou levando passageiro. Além disso, de acordo com a Triumph, o modelo tem largura reduzida, o que facilita manobras em baixas velocidades.
Há três modos de pilotagem: Sport, Road e Rain. Em comparação com a configuração Road, que seria a padrão, o modo Sport desbloqueia uma resposta de aceleração mais ágil, permitindo que o piloto explore melhor o desempenho do motor. O modo Rain, por sua vez, proporciona mais segurança em piso molhado com intervenções rápidas no controle de tração e respostas mais suaves do acelerador.
O ABS de curva otimizado e o controle de tração, duas tecnologias também presentes na moto, têm como objetivo proporcionar mais tranquilidade em condições desafiadoras. O sistema calcula o ângulo de inclinação a partir de uma unidade de medição inercial (IMU) de 6 eixos e ajusta automaticamente o nível de intervenção para garantir melhores desempenho e controle.
O Sistema de Conectividade My Triumph vem de série na Tiger Sport 800. Dentre as principais comodidades, ele permite que o motociclista conecte smartphones e fones de ouvido Bluetooth à motocicleta. Através dessa conexão, é possível controlar o telefone (fazer, receber e recusar chamadas), receber notificações por SMS, reproduzir música e acompanhar a navegação. O sistema também pode ser integrado a uma câmera GoPro, controlada através do painel de instrumentos da motocicleta.
A Tiger Sport 800 faz parte da linha Adventure, da Triumph, e tem quatro modelos disponíveis, todos diferenciados pela numeração referente a valores próximos das cilindradas dos motores. Ela começa com a 660 e, depois da 800, termina com a 900 e a 1.200. Segundo a fábrica, todas elas se destinam, como o próprio nome diz, a “aventuras com motocicletas criadas para ir longe, prontas para enfrentar qualquer desafio”.