Pular para o conteúdo

Marcopolo Audace 1050: Versátil e robusto

Marcopolo Audace 1050: Versátil e robusto

Modelo permite muitas configurações e promete muita durabilidade. São duas características essenciais para atender mercados que desafiadores como o do Brasil e o da África

A Marcopolo, indústria de carrocerias do Rio Grande do Sul, lançou para o mercado africano o novo ônibus rodoviário Audace 1050. De acordo com a empresa, o modelo “incorpora as inovações e tecnologias desenvolvidas pela fabricante e adotadas nos mais recentes lançamentos globais para obter mais eficiência, segurança e conforto”.
“O mercado africano vem, a cada ano, ganhando novos segmentos para atender aos mais diferentes públicos e necessidades. A Marcopolo lançou recentemente o Paradiso G8 1350 para o segmento rodoviário de luxo e, agora em 2025, introduz o Audace 1050 como uma nova opção para o segmento rodoviário semi luxo, que já contava o Andare FL”, destaca Renan Pesente, gerente-geral da Marcopolo África do Sul.
A empresa afirma que o Audace 1050 é um modelo versátil e tem alto grau de personalização, podendo ser usado em aplicações como transporte intermunicipal, turismo e serviços de traslado, dentre outros. A estrutura é de aço galvanizado (material revestido com uma camada de zinco para proteger da corrosão e aumentar a durabilidade). A promessa é de suportar fortes impactos, seja em colisões frontais, laterais, traseiras ou capotamento. Também como preocupação com a durabilidade e resistência à corrosão, o teto e as saias laterais são de alumínio e os revestimentos dianteiro e traseiro em fibra de vidro.
Externamente, o Audace 1050 ganhou design de faróis e pára-brisa novos – este último ficou mais amplo. Os retrovisores externos são elétricos, antiembaçantes e com três lentes. Na traseira, novo vidro com break light integrado e um para-choque inteiriço sem ponteiras que, de acordo com a Marcopolo, proporciona manutenção facilitada, com menos custo e tempo de reparo.
Internamente, o ônibus ganhou novo isolamento acústico e medidas antirruído, novo painel dianteiro (mais baixo e que proporciona maior visibilidade para o motorista) e um novo cluster dos instrumentos no painel que facilita o acesso do motorista aos comandos. O modelo recebeu ainda novo assento para o motorista, mais ergonômico e com sistema que incorpora refrigeração, ventilação e aquecimento. Como opcional, o Audace 1050 tem à disposição poltrona para o segundo motorista e camarote (compartimento para descanso) com ventilador.
No salão de passageiros, são duas opções de configuração: 2×2, para 60 passageiros, e 3×2, para até 75 lugares. As poltronas têm cintos de segurança de três pontos, luzes individuais de leitura e apoios de cabeça em espuma viscoelástica (material desenvolvido a partir do poliuretano que apresenta grande resistência e durabilidade acima da média), Eles “se adaptam ao formato do corpo do passageiro e proporcionam conforto superior em viagens de longa distância”, diz a Marcopolo.
Outra mudança foi o novo sistema de refrigeração, que tem 136.500 BTUs. A promessa é de temperatura interna homogênea em todo o ambiente. Também integram os itens de conforto três monitores de vídeo de 15 polegadas no salão interno e um sanitário. Como opcionais, geladeira e sistema interno de iluminação do ambiente em LED.
No quesito segurança, a estrutura da carroceria está em conformidade com a norma R66.02 da ECE. Trata-se de um regulamento da Comissão Econômica para a Europa que assegura um espaço de sobrevivência para os passageiros em caso de capotagem. Este padrão garante que o veículo mantenha a integridade, evitando que as pessoas sejam atingidas por componentes da estrutura.