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Componente: Em prol da segurança

Componente: Em prol da segurança

O sensor do ABS é um componente vital. Ele é responsável pelo controle da pressão dos freios dos veículos que evita o travamento das rodas

O sensor ABS (Anti-Lock Braking Systems) para ônibus, caminhão ou semirreboque desempenha uma função extremamente importante para a segurança do veículo ao captar informações sobre velocidade da roda e enviá-las para a central de controle do ABS. Desenvolvido para enfrentar o trabalho pesado no transporte, o sensor é robusto. Ele tem a função de emitir o sinal de velocidade das rodas para a unidade eletrônica do sistema, que processa as informações necessárias para ser ter segurança ao conduzir o veículo, controlando a pressão do freio sobre a roda que estiver na iminência de travamento ou escorregamento.
Para saber se o sistema ABS, com seus sensores, está funcionando, basta observar as luzes de controle. Se a luz no painel da cabine ou na carreta permanecer acesa é sinal de que pode haver alguma falha. Neste caso, o sistema ABS precisa ser checado. O mecânico sabe que quando a luz permanece acesa indica que o sistema ABS apresenta alguma anomalia.
Para especificar qual componente do sistema está com problema é preciso utilizar equipamentos de diagnóstico para freios ABS, que reúnem recursos suficientes para fazer avaliações precisas, verificando o tipo da falha ocorrida e indicando os procedimentos necessários para solucionar o problema. Se for detectado defeito no sensor, é necessário substituí-lo.
Na hora da troca, a dúvida mais comum do profissional é sobre a distância do sensor em relação à roda dentada. “No processo de montagem, o sensor deve ser ajustado de maneira a tocar a roda dentada. Assim, quando do início do movimento da roda, o sensor se ajustará automaticamente. A máxima distância que o sensor poderá ficar afastado da roda dentada é de apenas um milímetro”, explica Osmar Lopes, coordenador de Assistência Técnica e Treinamento da WABCO e responsável pela WABCO Academy América do Sul. “Se superar a distância indicada, ocorrerá uma ineficiência na leitura da velocidade da roda. Neste caso, o sistema ABS, por meio da lâmpada de advertência, indicará que algo está errado”, avisa Lopes.
A recomendação é de que, quando ocorrerem falhas no sistema ABS, uma oficina especializada seja procurada para a correção do problema. O sensor deve ser substituído tão logo o defeito seja detectado. Por meio de um teste específico, equipamentos específicos indicam se a distância do sensor em relação à roda dentada está correta. No processo de reparação, é sempre recomendado substituir a bucha e fazer corretamente a lubrificação do componente, assegurando o correto funcionamento do sensor.
Entretanto, a quebra ou apresentação de falhas do sensor de ABS para caminhões, ônibus e semirreboques é pouco comum, mesmo com muitos motoristas e gestores de frota acreditando erroneamente que o equipamento é frágil para as condições severas que trabalha. Muito pelo contrário, pois ele resiste ao contato com barro, água ou outras adversidades provenientes da estrada, além de suportar baixas e altas temperaturas (de 40 graus centígrados negativos até 150 positivos).