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Yamaha Ténéré: a mais braba da série

Yamaha Ténéré: a mais braba da série

Modelo de grande porte chegou ao Brasil para atender aficionados do motociclismo off road. A linha Ténéré, à qual ela pertence, fez história no rali Dakar, o mais difícil do mundo

Presente em 10 países do norte da África, o deserto do Saara é uma região de muitos extremos. De dia, a temperatura pode variar de 30 a 50 graus. À noite e de madrugada, cai para níveis abaixo de zero. E a umidade do ar fica entre 16% e 20%. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Essas condições limites de temperatura e umidade, vale ressaltar, são igualmente cruéis para veículos de todos os tipos.
Mas por que estamos falando de deserto no texto de uma revista automotiva? Porque uma região do Saara chamada Ténéré deu nome a uma linha de motocicletas da Yamaha. Essa linha pertence à categoria big trail, de modelos de grande porte projetados para aguentar viagens longas em qualquer tipo de terreno e de condição climática. E a relação da Ténéré com o Saara se explica ainda melhor pelo fato dela ter se consagrado com os dois primeiros lugares no rali Dakar inaugural, de 1979, e as quatro primeiras posições na edição de 1980. Mesmo com algumas variações de locais em outros anos de realização do rali, as regiões áridas da África e do Oriente Médio seguem sendo a grande referência para ele.
Toda esta introdução foi para contextualizar a força da Ténéré 700, que chegou ao Brasil. O número é uma referência ao motor de 689 cilindradas com arrefecimento líquido. Ele é capaz de desenvolver potência máxima de 73,4 cv a 9.000 rpm, torque máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm e funciona com uma transmissão de seis velocidades. Para efeito de comparação, o motor aspirado de um compacto como o HB20 tem 80 cv para movimentar um veículo que é cerca de 5 vezes mais pesado que a Ténéré.
No quesito resistência estrutural, o modelo da Yamaha é construído em aço tubular e com berço duplo. Essa última estrutura funciona como um ambiente para abrigar o motor, envolvendo-o inclusive na parte de baixo – daí o nome berço. Sua principal caraterística é a alta capacidade de suportar pressões.
Falando de suspensão, outro quesito fundamental quando o assunto é enfrentamento de todos os tipos de terreno, a Ténéré 700 apresenta 24 cm de distância livre do solo e tem amortecedores dianteiros do tipo Up Side Down. Nesse sistema, também chamado de suspensão invertida, a parte mais pesada do amortecedor é fixada na parte superior e os êmbolos (onde ficam as molas) são presos à roda. A principal vantagem dele é o aumento de controle da suspensão.
Na traseira, a suspensão é do tipo monoamortecida (ou monoshock). O termo se deve ao uso de apenas um amortecedor (diferente das suspensões de motos populares, com um em cada lado da moto). Dentre as vantagens desse sistema estão o aumento da estabilidade e do conforto durante a condução e a facilidade de regular a pressão. No caso da Ténéré 700, segundo a Yamaha, o ajuste da pré-carga da mola pode ser feito de forma rápida e sem necessidade de ferramentas.
Por fim, ainda sobre a condução off road, a Ténéré 700 conta com ABS comutável em três modos. No modo 1 ele funciona em ambas as rodas. No 2, o ABS da roda traseira é desligado, segundo a Yamaha, para proporcionar mais controle em trilhas de terra ou pedras soltas. Já no modo 3 o ABS fica totalmente desligado, deixando a condução totalmente nas mãos e na habilidade do piloto.
No design, há carenagem superior e protetores de mão contra vento (e materiais que possam vir com ele), guidão de alumínio com maior resistência a quebras e empenamentos e espaço para dispositivos de navegação adicionais como GPS ou road book de rali. O painel tem display TFT colorido de cinco polegadas com velocímetro, indicador de marchas, nível de combustível, odômetro total e dois parciais, autonomia estimada, consumo médio e instantâneo de combustível, medidores de percurso com contagem regressiva e velocímetro.
Não encontramos o preço oficial da Ténéré (difícil entender porque as montadoras insistem nessa prática desagradável de, muitas vezes, omitir uma das informações mais importantes sobre qualquer produto). Na internet, encontramos estimativas entre 55 mil e 70 mil.