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Renault Duster: O remanescente

Renault Duster: O remanescente

Mesmo com a chegada do Kardian, Duster sobrevive e segue no Brasil reestilizado. Mas infelizmente não é o da nova geração, que já está disponível na Europa

Com sua combinação de robustez, altura de SUV compacto e bom espaço interno, o Duster teve boa aceitação entre os consumidores brasileiros. Não é nenhum sucesso estrondoso, mas ocupou a 25ª posição entre os 50 mais emplacados de 2023 no ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse desempenho o fez, pelo menos por enquanto, seguir firme entre os SUVs da Renault no Brasil.
A reacomodação dos carros da montadora segue sendo um mistério, já que os preços oficiais do Kardian não foram divulgados. O Captur, um SUV que nunca chegou perto do desempenho, em vendas, dos outros veículos da montadora, saiu de linha. E o Duster, pelo que vimos das estimativas de valores do Kardian, tem preços na mesma faixa. Ele vai ficar mais barato, por ser mais antigo, ou mais caro, por oferecer mais espaço que o modelo recém lançado? O tempo dirá.
É bem verdade que, infelizmente, a versão que temos não é a nova geração do Duster, que já está disponível na Europa – mais imponente e de linhas mais harmônicas. Mas o nosso teve o design levemente reestilizado e “ganhou mais equipamentos de tecnologia e segurança”, de acordo com a Renault. A motorização permaneceu a mesma. O modelo ganhou novas versões, Intense Plus e Iconic Plus. Com isso, ele oferece quatro variações: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT.
No design externo, o Duster teve mudanças nos faróis em LED, na grade frontal e nas lanternas traseiras, também em LED. Internamente, há duas entradas USB adicionais na parte traseira. Agora são, ao todo, quatro conexões para dispositivos eletrônicos, três do tipo C (a mais moderna) e uma do tipo A. A central multimídia tem tela de 8 polegadas com conectividade sem fio e espelhamento de smartphone para Android Auto e Apple CarPlay. No quesito segurança, a principal novidade é a adoção de seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), de série em toda a gama.
As versões equipadas com o motor 1.6 trazem potência máxima de 120 cv e torque de 16,2 kgfm. Felizmente, só o Intense Plus vem com uma arcaica transmissão manual de cinco velocidades. As demais versões (Intense Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.6 CVT) trazem, como o próprio nome já informa, câmbio automático CVT, com sete velocidades. Já a versão Iconic Plus 1.3 TCe CVT é equipada com o motor turbo 1.3 flex, que tem potência máxima de 170 cv e torque de 27,5 kgfm, combinado com câmbio CVT de oito marchas.

Detalhes e preços das versões

Intense Plus 1.6 SCe Manual (R$ 122.290) – retrovisores externos elétricos, direção elétrica, ar condicionado digital e automático, seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina)​, AFU (Aide au Freinage d’Urgence, diminui o esforço no pedal e a trepidação causada pelo freio ABS), HSA (assistência de partida em rampa)​, vidros elétricos com função de um toque​, indicador de temperatura externa, banco traseiro rebatível, tomada 12V traseira​, rodas de liga-leve de 16”, multimídia com tela de 8 polegadas com espelhamento sem fio e sensor de estacionamento traseiro​ com câmera.
Intense Plus 1.6 SCe CVT (R$ 131.190) – Todos os itens da versão anterior + câmbio CVT.
Iconic Plus 1.6 SCe CVT (R$ 139.890) – Todos os itens da versão anterior + chave cartão hands-free (presencial), rodas de liga leve 17”, sistema com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, sensor de chuva, carregador por indução e faróis com função “Follow Me Home”.
Iconic Plus turbo TCe 1.3 CVT (R$ 153.890) – Todos os itens da versão anterior + motor turbo 1.3 flex e câmbio automático CVT de oito marchas.