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BYD Song Pro SUV: Forte na relação custo-benefício

BYD Song Pro SUV: Forte na relação custo-benefício

A BYD promete competir com agressividade no mercado brasileiro, e o SUV Song Pro é um representante desse projeto da montadora chinesa

O Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido do Brasil, atualmente, custa na sua versão topo de linha algo em torno de 180 mil reais. Isso com um motor movido somente a combustão, o que está um pouco atrasado em relação à tendência mundial de colocar a eletrificação como um recurso extra para economizar gasolina e agredir menos o meio ambiente. Considerando esse quadro, como reagirão os consumidores diante de um modelo que custa apenas 10 mil a mais e vem com sistema híbrido, unindo motor elétrico e a combustão?
Essa é uma questão interessante que o BYD Song Pro, que chegou ao país em julho, deve levantar. Com até 1.100 km de autonomia, considerando bateria com 100% de carga e tanque cheio, o modelo é um plug-in, a versão mais completa da categoria dos híbridos (e a mais viável para o mercado brasileiro, em nossa avaliação). Isso significa que ele pode ser carregado e tem autonomia própria rodando apenas com o motor elétrico. O preço convidativo só vale para as 3 mil primeiras unidades do carro, mas o fato é que ele parece ter chegado para disputar com seriedade no segmento de SUVs.
De acordo com a BYD, o Song Pro consegue rodar, na versão topo de linha GL (que tem a bateria maior), cerca de 70 km sem precisar de combustível. Considerando o uso urbano, é perfeitamente possível que o proprietário passe a semana inteira usando o carro sem lembrar da necessidade de gasolina no tanque.
Acompanhamos a apresentação do Song Pro na concessionária Car Mais, representante oficial da BYD no Ceará. O evento contou com um breve test-drive, onde foi possível conferir um pouco como anda o modelo. O modo 100% elétrico, no qual ele roda macio e tem a vantagem do torque imediato, é uma opção disponível com um simples toque no painel. A impressão que o carro deixou foi boa, no geral. Dirigibilidade agradável, uma suspensão suficientemente rígida para suportar nosso asfalto irregular mas sem dispensar o conforto e muito silêncio interno e tecnologia foram os itens que mais chamaram a atenção.
Nas exposições feitas pelos representantes da BYD e da Car Mais, foram exaltados os números impressionantes da montadora chinesa por aqui. No Ceará, são cerca de 400 modelos vendidos por mês, sendo metade de 100% elétricos e a outra parte dos híbridos plug-in. Além disso, no mercado nacional ela saltou de 222 unidades vendidas em 2022 para quase 18 mil no ano seguinte. E até dezembro próximo, a expectativa é de chegar a mais de 50 mil.
Segundo a BYD, as duas versões do Song Pro (GL e GS) se diferenciam, principalmente, pelo tamanho da bateria. O sistema de propulsão, com um motor 1.5 a gasolina e o elétrico, entrega na versão topo de linha 235 cv e 43 kgfm de torque máximo. O consumo de combustível, também de acordo com a fábrica, é de 22,7 km por litro.
No quesito tecnologia, o carro não economiza. São de série itens como câmera panorâmica 3D de 360º, tela giratória de 12,8 polegadas sensível ao toque, conexão com internet, GPS integrado, controle automático de climatização de duas zonas, painel de instrumentos LCD de 8,8 polegadas, comandos de voz, carregador portátil, adaptador com tomada que pode ser usada como fonte de energia para ligar equipamentos externos como cafeteiras, notebooks e outros produtos.
No quesito segurança, o modelo conta com Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), Sistema Direto de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).
Em relação a dois dos principais dilemas de compradores de veículos eletrificados recarregáveis, que são a duração da bateria e a rede de abastecimento, obtivemos da BYD as seguintes informações. A bateria do Song Pro tem uma vida útil, de acordo com a fábrica, de 1,5 milhão de quilômetros. Na prática, isso significa que o proprietário jamais precisaria trocá-la durante todo o tempo de uso do carro. Já em relação a uma rede de recarga, as informações não foram muito precisas. Há planos de instalação de uma rede com 600 pontos em todo o Brasil, mas números para Fortaleza e para o Nordeste não foram passados.
Comprar um carro da BYD ainda é um risco no Brasil e o tempo dirá se essas novas tecnologias de propulsão são realmente confiáveis. Pesa a favor da montadora o seu gigantismo no mundo: 8 milhões de carros eletrificados já produzidos, presença em mais de 400 cidades de 70 países e até um navio próprio capaz de transportar 7 mil veículos. Esperemos o futuro breve, para ver como vai se desenhar esse cenário.
Preços (promocionais)
GL: R$ 189.800,00
GS: R$ 199.800,00