Pular para o conteúdo

Carro dos Sonhos: Dose dupla

Carro dos Sonhos: Dose dupla

A montadora alemã Porsche lançou dois modelos de alta performance à sua linha de carros esportivos:
o 718 Cayman GTS 4.0 e o 718 Boxster GTS 4.0

Se um Porsche já é capaz de fazer a gente sonhar alto, imagine dois de uma vez. Lançados em janeiro na Europa, os modelos de dois lugares oferecem “potência excepcional e uma experiência de direção particularmente gratificante”, segundo a fábrica. Ambos usam o motor boxer de quatro litros e seis cilindros usado no 718 Spyder e no 718 Cayman GT4, outros modelos da Porsche.
Os números são impressionantes. Quando combinado com uma transmissão manual de seis velocidades e sistema de escapamento esportivo, o motor atinge a velocidade de 100 km/h em 4,5 segundos e é capaz de chegar a 293 km/h. E toda essa potência, vale ressaltar, com um consumo próximo ao de um carro 1.0 brasileiro: 9,25 km com um litro de gasolina.
Entre as características do motor de quatro cilindros que equipa os modelos estão o controle adaptativo que desliga alternadamente os cilindros em situações de pouca exigência de potência e um sistema de injeção direta de combustível com admissão variável. Ainda no conjunto ligado ao desempenho, os modelos 718 GTS 4.0 adotam sistema de escapamento esportivo de tubo de escape duplo com filtro de partículas de gasolina integrado do 718 Spyder e 718 Cayman GT4. Com seu design do tipo sela, isso cria espaço para a seção inferior traseira preta contrastante, desenvolvida especialmente para os modelos GTS.
Com “dirigibilidade excepcionalmente precisa e ágil e capacidade de fazer curvas rápidas”, o chassi dos modelos, segundo a Porsche, conta com o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), capaz de rebaixar os carros em 10 milímetros. Outros equipamentos orientados para o desempenho são o Porsche Stability Management (PSM), os suportes de transmissão ativos da Porsche (PADM) e o Porsche Torque Vectoring (PTV) que faz distribuição variável de torque nas rodas traseiras e o bloqueio mecânico do diferencial traseiro.
No interior, os modelos têm tonalidade escura nos painéis centrais, no aro do volante, no console central, na alavanca de câmbio e nos apoios de braços nas duas portas. Há um pacote opcional para adicionar outra cor, que pode ser vermelho ou cinza claro. Ela pode ser aplicada no conta-giros, nos cintos de segurança, nas costuras decorativas e nos tapetes com bordas pretas. Os elementos de acabamento são feitos de carbono.
Os modelos 718 GTS 4.0 vêm de série com o Porsche Communication Management (PCM), equipado com uma tela sensível ao toque de sete polegadas de alta resolução, e o pacote Sport Chrono, que inclui o Track Precision App. Este aplicativo para smartphone, originário do automobilismo esportivo, é projetado para mostra dados relacionados ao desempenho, em um monitor (aquele que é acompanhado pelas equipes) durante o uso em pistas de corrida e os registra para análises posteriores. Um módulo de navegação on-line com informações de trânsito em tempo real, controle de voz e o sistema Porsche Connect estão disponíveis como opcionais, assim como os sistema de som surround Bose ou o surround Burmester High-End.
Disponíveis na Europa a partir de março, os dois modelos não tiveram os preços informados pela Porsche. Nem sequer no site da empresa para a Europa é possível saber os valores. Mas em pesquisa, conseguimos chegar a um valor, em dólares, perto de US$ 80 mil. Se fizermos apenas a conversão (sem considerar as taxas de importação) isso daria algo perto de meio milhão de reais aqui no Brasil. Só pra sonhar!